quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Juventude XYZ

Eu como psicologa,mãe de adolescente me encontrei em varias frases desse artigo.

Os jovens de hoje já não são os mesmos e não vivem como nossos pais ou como seus próprios pais como dizia a canção de Belchior, há quase 40 anos, cantada lindamente por Elis Regina.
É uma juventude com desejos e objetivos diferentes. São denominados de geração Y, geração Z, enfim, são jovens nascidos em tempos de alta tecnologia, como a criação da Internet, que têm acesso rápido a diversos tipos de informação e vivem ‘plugados’ em produtos eletrônicos desde muito cedo.
As informações circulam em alta velocidade e as várias opções entre canais de TV, computador, internet, celulares e tablets fazem com que essa geração, familiarizada com a tecnologia, busque conhecimento em várias fontes, ainda que seja superficialmente.
Esse cenário tirou desses jovens a liberdade das brincadeiras de rua, tão comuns em outras épocas e fez com que crescessem em um meio altamente competitivo e individualista.
O comportamento competitivo gerado nesses jovens se reflete na vida profissional, pois buscam constantemente por novas oportunidades e desafios que proporcionem maior crescimento e desenvolvimento na carreira.
Pesquisa recente realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) demonstra que bom salário e benefícios já não são prioridades para os jovens em início de carreira, diferentemente, dos profissionais de algumas décadas que buscavam essas garantias para se manter no emprego.
De acordo com 39,35% dos participantes do levantamento, o que os novos talentos buscam na hora de escolher um local para trabalhar é sucesso, reconhecimento na empresa e crescer profissionalmente, ou seja, buscam aceitação e satisfação com o trabalho.
 Outra característica dessa geração é a capacidade de empreender, muitos jovens preferem investir em um negócio próprio para buscar sua realização profissional. A seu favor contam com muita disposição para o trabalho e estarem ligados nas novas tendências do mercado.
 Para essa juventude XYZ é preciso saber dosar o conhecimento, o dinamismo, a competitividade e a ansiedade com um pouco de maturidade, e com certeza o sucesso será alcançado em qualquer área que atuar.
José Augusto Peres - Vice-reitor de Planejamento

2 comentários:

  1. Olá querida, obrigada pela visita! Eu estou sempre por aqui vendo as atualizações de vcs, mais pode deixar que vou comentar mais! bjão e ótimo carnaval

    ResponderExcluir
  2. Carla, muito bom esse texto. Meus filhos ainda são pequenos, mas eu já noto essa sede por tecnologia neles, eu que tenho que "frear" esses impulsos, se não...
    Mas vejo nas ruas os jovens todos conectados aos seus celulares, nem olhando a sua volta o que está acontecendo. Ás vezes me entristece pensar no futuro que esses jovens irão criar!
    bjs

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita e o carinho,bjinhos...

Psicologia e a Fala