sábado, 24 de outubro de 2009

AUTO ESTIMA

O ser humano è único individual, não há duas pessoas iguais nem mesmo em trigêmeos, unitevitelinos sabemos que o desenvolvimento emocional se da de forma diferente não há pessoas iguais.
Esses comparativos esses padrão comparativo eu sou pior que fulano, eu sou melhor que fulano só nos atrapalha, temos que pegar como referencia nós mesmos desenvolver no máximo nosso potencial e aceitar nossas características aceitar è fazer as pazes comigo gostar ter afeto, auto estima.
Auto-estima è diferente de auto conceito do que eu acho è muito mais o que eu sinto por mim como eu cuido de mim, como eu me trato quando estou sozinha, eu me levo para passear, eu me arrumo eu gosto de minha companhia é preciso, que a gente comece pensar nisso tudo para reconstruir pontos frágeis de nossa alta-estima.
E para quem cria filhos o tempo todo estar atento a não impedir na influencia negativamente a raiz esta ali esta ali como os pais outros vêem na primeira infância não tem como ver a gente só se vê partir dos olhos dos outros.
E se esse outro só mostra os defeitos só evidencia dos defeitos, repara, critica meu comportamento e nunca mostra o aceito o correto aquilo que pode elogiar e passa em branco a criança já crescendo com sensação que não é legal, não amada, ela não agrada ela ai precisar sempre achar que precisa fazer algo especial para que outra pessoa lhe ame.
A auto-estima começa na auto-aceitação.
Auto-estima esta presente em todo o individuo e pode ter baixa-auto-estima ou alta-estima você se da conta ou não, mas ela esta com você.
Auto-estima não quer dizer que a auto-estima esta auto e sim adequada.
Pois tudo que sofre alteração pode não ser legal ao individuo.

Um comentário:

  1. Há um tempo atrás eu confesso que minha auto estima estava baixa...acho que nao gostava e nem acreditava em mim. De repente alguém me falou sobre a auto estima,ou melhor,que eu precisava ter auto estima...não tinha parado pra pensar nisso,ou nao me dava conta que ela ja tinha ido juntos com tantas outras coisas...hj graças a essa pessoa,eu tenho essa auto estima....

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita e o carinho,bjinhos...

Psicologia e a Fala